Novos defensores foram empossados nesta segunda-feira (30), no Palácio República dos Palmares. Foto: Felipe Brasil / Agência Alagoas
O vice-governador Ronaldo Lessa empossou, na tarde desta segunda-feira (30), oito novos defensores públicos do Estado. A cerimônia ocorreu no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Na oportunidade, Lessa lembrou que a Defensoria Pública foi criada em 2003, durante seu segundo mandato à frente do Governo de Alagoas.
De acordo com Ronaldo Lessa, que representou o governador Paulo Dantas na solenidade, que o órgão surgiu para que população carente do Estado tivesse seus direitos garantidos. “A Defensoria Pública tem papel fundamental na estrutura jurídica, pois atua na garantia dos direitos - integral e gratuito - das pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado, sendo a defesa dos financeiramente hipossuficientes sua função típica. Em regra, é ela quem garante os direitos dos pobres, dos mais necessitados. Sancionei, com muito orgulho, a lei que criava a DPE e, hoje, tenho mais orgulho ainda em saber que é uma das melhores do Brasil”, elogiou Lessa.
Os novos defensores públicos foram aprovados no último concurso público realizado em 2017. Com a nova adição, a Instituição passará a contar com 92 defensores públicos e poderá oferecer melhores serviços à população carente dos municípios alagoanos.
Foram empossados, nesta segunda-feira, Wladimir Wrublevski Aued, Jose Genival dos Santos Junior, Adaunir Batista de Amorim Fiel, Vanessa Santana Ferreira, Paula Canal Fávero, Roberta Gisbert de Mendonca, Diego Cury-Rad Barbosa e Rafael Amorim Santos.
O defensor público-geral, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, destacou que os novos defensores integram um grupo que se dedica diariamente para melhor atender a população carente de todo o Estado.
“A grande responsabilidade de suas vidas começa agora. Vocês terão que mostrar resultados positivos ao povo alagoano, assumir o compromisso de encarar nos olhos os nossos assistidos e sentir, não raras as vezes, a angústia, o sofrimento, a esperança e o grito de socorro no sofrido olhar”, concluiu o defensor público-geral.
A solenidade de posse foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fernando Tourinho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fernando Toledo; o subdefensor público-geral, Fabrício Leão Souto; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto; e os deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Fátima Canuto, Dr. José Wanderley Neto, André Silva e Leonan Pinheiro; além do diretor-tesoureiro da OAB-AL, Victor Pontes.
Agência Alagoas