destaque

6/recent/ticker-posts



HGE, HOSPITAL DO AGRESTE E SAMU REALIZAM MAIS DE 1.500 ATENDIMENTOS NO CARNAVAL

 

Equipes de plantão garantiram o atendimento ágil e eficiente à população no feriadão. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau



O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram 1.515 atendimentos durante o feriado de Carnaval. O balanço da Operação Saúde na Folia foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na manhã desta quinta-feira (23), com base nos dados computados pelas três unidades hospitalares e pré-hospitalares.

 

Para assegurar assistência qualificada à população durante os cinco dias, todo o aparato dos três serviços foi mobilizado para assegurar insumos, medicamentos e correlatos. No tocante às equipes multidisciplinares, as três unidades montaram escalas de plantão para garantir que os usuários recebessem assistência ágil, qualificada e humanizada, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

"Trabalhamos para garantir que todas as pessoas que precisassem de atendimento durante o Carnaval tivessem acesso à assistência pré-hospitalar e hospitalar. Seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, atuamos para que nossas unidades estivessem com seus almoxarifados e farmácias abastecidas e com suas escalas montadas, garantindo eficiência no atendimento", destacou o gestor da saúde estadual.

HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) foi o registrou o maior número de atendimentos no período. No total, foram 825 pessoas assistidas pela maior unidade de emergência pública do interior de Alagoas, sendo 235 delas em decorrência de acidentes de trânsito, o que representa 28,4% do total de atendimentos.

Desses 235 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, 164 se feriram em ocorrências com motocicletas. Ainda segundo a Sesau, também foram atendidas 82 pessoas com corpos estranhos no ouvido, olho, nariz ou garganta.

O HEA também prestou assistência a 24 pessoas que sofreram agressões, seja corporal, por arma branca ou de fogo; 22 pessoas picadas por escorpião, 16 mordidas por cachorro e 61 que sofreram queda de altura. Além disso, durante o plantão de Carnaval foram realizados 26 procedimentos cirúrgicos.


HGE

Já no HGE, em Maceió, 574 pacientes foram assistidos entre o sábado de Zé Pereira (18) e a Quarta-feira de Cinzas (22). Os casos clínicos representaram 328 ocorrências. As lesões provocadas por arma de fogo ou arma branca e as agressões físicas resultaram em 30 atendimentos.

A maior unidade hospitalar pública da capital alagoana também atendeu 82 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, 115 pacientes que sofreram acidentes casuais e 16 pessoas que procuraram a unidade após sofrerem acidentes de trabalho. Do total de atendidos, 63 passaram por alguma cirurgia.

Samu

Já no Samu, que compreende as Centrais Maceió e Arapiraca, além das 35 Bases Descentralizadas, situadas a cada 30 quilômetros, prestaram assistência a 116 pessoas durante a Operação Carnaval. Ao todo, foram 111 socorridas em razão de acidentes de trânsito e cinco por afogamento. Seis vítimas foram socorridas por meio do Serviço Aeromédico e 20 pelo Serviço de Motolância.

O feriadão de Carnaval também foi marcado pelo alto número de trotes para o Serviço 192, com 841 ocorrêrncias, conforme os dados computados pelas duas Centrais de Regulação, sendo 220 somente na segunda-feira (20).