destaque

6/recent/ticker-posts



MORRE O PROFESSOR E HISTORIADOR ALAGOANO SÁVIO DE ALMEIDA, AOS 80 ANOS

 

Historiador dedicou parte da sua vida à cultura, a história de Alagoas e à educação pública


Professor emérito da Universidade Federal Alagoas (Ufal), Sávio de Almeida dedicou sua vida à cultura, à história de Alagoas e à educação pública. Foto: Ascom Secult



Faleceu na manhã desta sexta-feira (10), em decorrência de um câncer pulmonar, o alagoano Luiz Sávio de Almeida, aos 80 anos. Professor emérito da Universidade Federal Alagoas (Ufal), ele dedicou a sua vida à cultura, à história de Alagoas e à educação pública.


Natural de Maceió, Sávio de Almeida era graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufal, mestre em Educação pela Michigan State University e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre seus trabalhos estão diversas obras sobre Alagoas, cursos, expedições e peças de teatro. Ele também atuou no jornalismo e influenciou gerações de estudiosos das mais diversas áreas, assim como artistas e intelectuais não apenas alagoanos, mas de todo o Brasil.

Em publicação oficial, a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, lamentou a morte do professor. “É com muita tristeza que recebo a notícia de falecimento do professor Luiz Sávio de Almeida. Uma figura que contribuiu grandemente para formação da cultura e da história de Alagoas. Seu nome será sempre lembrado. Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos.”, escreveu a secretária.

Em sua vasta bibliografia, Sávio de Almeida discorreu sobre vários temas dedicados ao estudo histórico e cultural das comunidades negras e índias do Nordeste e também das relações sócio-políticas regionais e a formação histórica alagoana. Entre elas, a obra não ficcional ‘A Formação Histórica de Alagoas (I): rotas de acumulação do açúcar’, lançada em dezembro de 2022, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Iogram), fruto de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), que pode ser acessada pelo endereço. Também teve diversos títulos lançados pela editora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).