Em outro questionamento sobre avaliação do governo, 40% dos entrevistados classificaram o mandato como "ótimo ou bom"; 27% como "regular", e 28% como "ruim ou péssimo"
Lula participa de evento no Palácio do Planalto
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 51% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em avaliação contratada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 36% desaprovam a gestão petista, e 13% não souberam responder.
Quando questionados sobre como avaliam o governo Lula, 40% dos entrevistados classificaram o mandato como “ótimo ou bom”; 27% como “regular”, e 28% como “ruim ou péssimo”. Outros 5% não souberam ou preferiram não responder.
Já com relação ao futuro próximo, 49% dos entrevistados acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom no decorrer de 2023 – aumento de quatro pontos em relação a dezembro (46%).
Um quarto (25%) crê que a gestão será ruim ou péssima (queda de seis pontos ante dezembro), e 21% afirmam que o mandato será regular (cinco pontos a mais do que em dezembro).
O Ipespe também questionou quais áreas o Governo Federal deveria dar mais atenção neste ano. Dentre as opções apresentadas, Saúde foi a mais citada como primeira resposta (23%), seguida de Emprego e Renda (20%), Educação (18%), Fome/Miséria (11%) e Inflação e Custo de Vida (10%).
O Ipespe entrevistou 2.000 pessoas em todo o país entre os dias 4 e 14 de fevereiro. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.
CNN