No evento, o vice-governador Ronaldo Lessa irá assinar o contrato para implantação da nova Rede de Monitoramento Meteorológico e Hidrológico de Alagoas
Workshop visa o planejamento antecipado de ações para auxiliar gestores e órgãos de defesa civil na prevenção e mitigação de desastres. Foto: Pei Fon / Agência Alagoas
Com o objetivo de realizar o planejamento antecipado do período chuvoso de 2023 e auxiliar os gestores públicos e órgãos de proteção e defesa civil na prevenção e mitigação de desastres naturais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza nesta quarta-feira (29), o 1º Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2023 de Alagoas, das 8h30 às 17h, no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares.
Além de promover a interação com especialistas na área de Meteorologia, Climatologia, Hidrologia e áreas afins, no workshop será apresentado o resultado da previsão climática para o trimestre chuvoso e divulgado o mapa de monitoramento da seca em Alagoas.
Durante o evento, será assinado o contrato para implantação da nova Rede de Monitoramento Meteorológico e Hidrológico de Alagoas, composta por 60 novas estações, que será pioneira no Brasil.
Com a nova rede, Alagoas passará a ser o primeiro estado do Brasil com cobertura de todos os municípios, em tempo real, das condições meteorológicas e do monitoramento de desastres naturais. Com isso, aumentará de forma significativa a celeridade na emissão de avisos e alertas para os órgãos de proteção e defesa civil, diminuindo os riscos para a população.
A instalação dessa nova rede seguirá critérios técnicos, priorizando os municípios atingidos pelas cheias ocorridas em 2022 e que não possuíam nenhum tipo de informação em tempo real.
Veja mais AQUI