DESTAQUES

6/recent/ticker-posts



SORRISO DE PLANTÃO LEVA SOLIDARIEDADE E ALEGRIA A HOSPITAIS DE ALAGOAS HÁ 21 ANOS

 

Projeto de extensão desenvolvido pela Uncisal e Ufal conta, atualmente, com 94 integrantes e atua em seis unidades hospitalares/Ascom Uncisal




Se sorrir é o melhor remédio, os palhaços do Sorriso de Plantão são especialistas nessa terapia. Criado há 21 anos, o projeto desenvolvido em parceria pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) leva solidariedade e diversão para seis unidades hospitalares do estado, atuando de forma complementar aos tratamentos convencionais.



O projeto de extensão conta, atualmente, com 94 integrantes ou “palhaços de hospital”, como são mais conhecidos. Entre as atividades desenvolvidas estão momentos de leitura, doação de brinquedos, festas em datas comemorativas e momentos de musicalização. Tudo com a proposta de transportar os pacientes para um ambiente cada vez mais humanizado, capaz de amenizar um pouco o sofrimento vivenciado.

A professora da Uncisal e coordenadora do projeto de extensão, Maria Rosa Silva, explica que o Sorriso de Plantão nasceu em 2002, inspirado nos palhaços de hospital de São Paulo: os Doutores da Alegria. Inicialmente, o projeto era restrito aos estudantes do curso de saúde da Ufal, mas, aos poucos, foi se abrindo para os estudantes de outras universidades - inclusive para estudantes de faculdades particulares.

“O projeto surgiu por iniciativa do professor Cláudio Soriano, que hoje é o representante do núcleo de extensão da Ufal no projeto. À medida que ganhou proporção, foi sendo ampliado e passou a contar com a participação de integrantes de outras instituições”, afirma Maria Rosa Silva, coordenadora do projeto de extensão.