destaque

6/recent/ticker-posts



POR QUE 1º DE ABRIL É CONSIDERADO O DIA DA MENTIRA?

 

O Dia da Mentira é comemorado nacionalmente em 1º de Abril




Neste sábado, 1º de abril, é comemorado mundialmente o Dia da Mentira. Nesta data, é comum pessoas fazerem pegadinhas umas com as outras, inventando um acontecimento, com o objetivo de surpreender ou assustar.




Existem muitas teorias a respeito de quando surgiu esta tradição, mas os historiadores consideram mais aceitável que ela tenha surgido na Europa, mais especificamente na França, quando houve uma mudança no calendário da epóca.

No tempo em que o país era governado pelo rei Carlos IX, o calendário juliano, feito por Júlio César, vigorava. Nele, o Ano Novo era comemorado em uma semana de festas que ia do dia 25 de março até 1º de abril.

No entanto, o monarca resolveu mudar isto, optando pelo calendário gregoriano, que começava no 1º de janeiro, em 1582, por iniciativa do Papa Gregório XIII.

Porém, algumas pessoas resistiram à ideia e continuaram comemorando o Ano Novo em 1º de abril, dia em que eram finalizadas as festas tradicionais. Com a resistência, elas passaram a ser zombadas por quem aceitava a nova data e se tornaram alvos de mentiras e pregação de peças no primeiro dia do mês de abril.

Já no Brasil, de acordo com a Agência Brasil, a comemoração do Dia da Mentira surgiu em 1828, quando um jornal mineiro, chamado “A Mentira”, estampou na capa de sua primeira edição a morte de Dom Pedro I, no dia 1º de abril.

A tradição é comum em países como Brasil, França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos.

Por: BR104