Aliciamento de crianças e adolescentes é crime previsto pelo ECA. — Foto: Gilles Lambert / Unsplash
A Polícia do Pará prendeu, nesta quarta-feira (28), um idoso de 60 anos suspeito de aliciar adolescentes a filmarem conteúdos de exploração sexual. A prisão foi pela manhã no bairro da Cremação, em Belém.
O crime é previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Segundo a Polícia foram dois mandados em cumprimento, sendo um de busca e apreensão e outro de prisão preventiva.
As investigações partiram da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca-Santa Casa).
A delegada Maria Júlia Silva, titular da Deaca, disse durante as diligências foi identificado que o indiciado aliciava meninos enviando dinheiro ou crédito em jogos virtuais. Depois ele pedia o envio de fotos e vídeos íntimos.
“Conseguimos encontrar indícios de autoria e materialidade do crime e representados pelas buscas e prisão preventiva do preso”, contou.
Nas buscas na residência do idoso, peritos da Polícia Científica do Pará auxiliaram na apreensão de aparelhos celulares que ainda devem ser periciados.
O homem foi encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Prevenção
Para a delegada Ariane Santos Melo, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da PCPA, é importante reforçar a importância de monitorar o uso de celulares, computadores e dispositivos eletrônicos dos filhos.
Ela recomenda ainda, como prevenção, orientar a não aceitarem presentes de estranhos.
“É preciso orientá-los sobre abordagens estranhas, solicitações de envios de fotos ou mesmo de exibições ao vivo por meio da câmera. Infelizmente, pedofilia, tentativas de sequestro, ações de hackers e de outros criminosos podem colocar em risco crianças e adolescentes”, pontuou.
Como denunciar
A Polícia Civil reforça para combater os crimes praticados contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes e sinaliza para vítimas de casos semelhantes é importante que os casos sejam denunciados.
As denúncias podem ser feitas das seguintes formas:
ligação para o Disque Denúncia 181;
Por: G1