DESTAQUES

6/recent/ticker-posts



EM BRASÍLIA, RONALDO MEDEIROS GARANTE CONQUISTAS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E NO COMBATE À FOME

 

Deputado reuniu com o Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania e com o presidente nacional da Conab, Edgar Pretto. Foto: Assessoria do Deputado Ronaldo Medeiros 



Por assessoria

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) foi a Brasília e obteve duas vitórias em defesa dos mais pobres em Alagoas. No Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ele discutiu a implantação do programa Moradia Primeiro, voltado à garantia de casas populares à população em situação de rua, além de convidar o ministro Silvio Almeida para visitar Alagoas que, de pronto, aceitou e deve vir ao estado nas próximas semanas.




“Pontuei ao ministro Silvio Almeida as demandas a população em situação de rua em Alagoas e a necessidade de garantirmos moradia a essas pessoas. O ministro se mostrou bastante sensível a tudo que explanei e se prontificou a atuar em Alagoas”, relata. “Também o convidei para visitar Alagoas, participar de sessão pública e ir à Serra da Barriga, terra de Zumbi e importante símbolo de luta pela liberdade. Ele confirmou a vinda, que deve ocorrer em novembro devido à semana da Consciência Negra”, completa Ronaldo Medeiros.

Segundo o portal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o programa Moradia Primeiro é “baseado no modelo Housing First, parte do princípio do acesso imediato de uma pessoa em situação crônica de rua (mais de cinco anos na rua, uso abusivo de álcool e outras drogas e com transtorno mental) a uma moradia segura, individual, dispersa no território do município e integrada à comunidade. Ao entrar no projeto a pessoa passa a ser acompanhada por equipe flexível, formada por profissionais de diferentes áreas de forma a responder às demandas apresentadas pela pessoa de forma a apoiá-la a permanecer na moradia”.

Já o ministro Silvio Almeida agradeceu o convite e se disse orgulhoso de poder visitar Alagoas no mês da Consciência Negra. “O orgulho é todo meu e podem contar comigo lá”.

Mas a agenda de Ronaldo Medeiros não parou por aí. Ele teve agenda na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde se reuniu com seu presidente, Edgar Pretto. No encontro, ações para combater a fome em Alagoas. Em seguida, o parlamentar se reuniu com o governador Paulo Dantas que garantiu a construção de um restaurante popular em Maceió, no bairro de Jacintinho, e já solicitou formalmente a cessão – por 20 anos – de um imóvel do órgão federal localizando naquele bairro.

“Tenho pautado nosso mandato no combate à fome e temos feito tudo ao alcance para garantir a implementação de políticas públicas e equipamentos públicos que atuem nesse sentido. O restaurante popular no Jacintinho é mais uma vitória de nossa luta constante. Este equipamento vai ajudar a milhares de famílias a se alimentar e também a agricultura familiar a produzir, uma vez que boa parte dos alimentos oferecidos virá dos pequenos produtores”, comemora Ronaldo Medeiros.

Em ofício enviado ao superintendente da Conab em Alagoas, Bruno Barros, o governador Paulo Dantas enfatiza a importância do restaurante popular no Jacintinho.

“A instalação do Restaurante Popular tem o propósito de ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, ao consumo de alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para ajudar a suprir suas necessidades nutricionais”, destaca o governador.

Já Edgar Pretto, em vídeo nas redes sociais, destacou o papel da Conab no combate à fome e o pronto atendimento na cessão do imóvel do órgão em Maceió.

“Nos já aprovamos na diretoria executiva da Conab a cessão do imóvel para a construção do restaurante popular, pedido pelo governador Paulo Dantas através de articulação do deputado Ronaldo Medeiros. Agora, vamos defender a proposta no Conselho de Administração. O farei pessoalmente. Queremos um espaço adequado em Maceió para fornecer comida boa para quem tem necessidade”, comenta Edgar Pretto, que também adiantou intenção de vir a Alagoas.