A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.
“As variações de pressão, linhas correntes, nas camadas mais baixas da atmosfera, favorecem ao aumento da intensidade dos ventos sobre as regiões ambientais da metade leste de Alagoas. Destacando as regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco”, destacou o aviso meteorológico.
O fenômeno conhecido como Vento Nordeste, comum em Alagoas entre os meses de outubro e dezembro, tem provocado uma forte ventania. Durante esse período de transição, entre a primavera e o verão, a velocidade do vento pode atingir cerca de 50 km/h, como já alertaram meteorologistas.
Na segunda quinzena de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de risco de vendaval para mais de uma dezena de cidades do interior de Alagoas e divulgou instruções para os moradores dos municípios atingidos para caso de rajadas de vento, como não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Por: Gazeta Web