Pelo menos até a próxima segunda-feira (20) o Sertão de Alagoas enfrenta um alerta de baixa umidade relativa do ar, ficando abaixo de 20%, segundo previsão da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, vinculada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). De acordo com o órgão, a condição normal da umidade é de 60%.
O alerta estava direcionado até esta sexta-feira (17), mas foi renovado. De acordo com a Semarh, A presença de sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo assim, a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados (12 +) sobre a região do Sertão.
RISCOS ASSOCIADOS
Essa condição de umidade relativa exige atenção da população. Ela causa aumento no risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídrica, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Por: Gazeta Web