DESTAQUES

6/recent/ticker-posts


ALAGOAS REGISTRA A MAIOR REDUÇÃO PERCENTUAL NA TAXA DE ANALFABETISMO ENTRE ADULTOS, APONTA IBGE

 

População adulta é beneficiada com programas que incentivam o retorno à escola

Alagoas registrou a maior redução em pontos percentuais da taxa de analfabetismo de pessoas acima de 15 anos de idade entre os estados brasileiros. De acordo com o Censo do IBGE, no período de 2010 a 2022, a taxa de alfabetização de pessoas adultas no estado passou de 75,7%, em 2010, para 82,3% em 2022, o que representa uma queda de 6,6 percentuais.

 

Além disso, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), também do IBGE, divulgados em junho de 2023, mostram que, no ano de 2022, o analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais caiu de 16% (índice de 2019), para 14,4%, o que representa uma redução de pouco mais de 35 mil pessoas não alfabetizadas.

O mesmo PNAD revela que a taxa de analfabetismo das pessoas com 60 anos ou mais foi a que mais caiu, baixando 3,9 pontos percentuais em comparação com 2019, e 9,3 pontos percentuais em relação a 2016.

“Tivemos a maior redução percentual da taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos no Brasil. Isso é reflexo de um esforço conjunto entre o Governo de Alagoas e os municípios, através do regime de colaboração por meio do qual auxiliamos as Prefeituras com formações e oferta de material didático, e também pelo empenho de todos os profissionais que se dedicam a alfabetizar na idade certa. Nesse sentido, os Municípios precisam fazer a sua parte, seguindo o que diz a lei e aprimorando as ações de busca ativa, por exemplo. O Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal), que estabelece o repasse de parcela do ICMS para a Educação, também contribui nesse sentido. Ainda falta muito a se fazer, mas avançamos bastante”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

 

Brasil Alfabetizado

 

Nesse período de 12 anos, outro importante instrumento para o combate ao analfabetismo entre jovens e adultos foi o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Para se ter ideia, no intervalo entre 2015 e 2016, 10 mil jovens e adultos alagoanos foram alfabetizados pelo PBA.

 

Nos últimos cinco anos, o programa federal esteve parado, mas foi retomado no governo do presidente Lula e, este ano, em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu inscrições com 800 vagas para professores alfabetizadores, além de oito mil vagas para alunos alfabetizandos , distribuídos entres 800 turmas que serão cadastradas por estes professores.

Agência Alagoas