Durante as comemorações pelos 100 anos de Emancipação Política de Arapiraca, na tarde desta quinta-feira (04), o governador Paulo Dantas sancionou a lei que institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PEATER). O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos empreendimentos da agricultura familiar.
“Nós temos que cada vez mais preparar o agricultor familiar com as melhores experiências, com ciência e tecnologia e inovação para que ele produza com qualidade, melhore a sua rentabilidade e garanta a sucessão no campo, que é um processo muito importante”, destacou o governador.
Adaptada às particularidades do contexto rural do Estado, a política prioriza um modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza a cultura dos produtores familiares, garantindo a diversidade de produção e segurança alimentar, como também reconhece e busca assegurar o direito de acesso às políticas públicas relacionadas ao incremento da produção agrícola.
“A agricultura familiar é um dos pilares na produção agrícola do nosso país. O Governo de Alagoas, através da Seagri, tem trabalhado no fortalecimento da produção dos produtores e das produtoras familiares. Além de garantir segurança alimentar, o fortalecimento desses agricultores melhora a produtividade. E isso aliada a políticas públicas de acesso a mercados gera independência financeira a mais dessas famílias do campo”, explicou a secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues.
A articulação conjunta e multisetorial dentro dos aspectos da agricultura familiar tem sido trabalhada dentro do Governo de Alagoas. A Emater Alagoas defende que a extensão rural é um ponto de importância e que deve ser trabalhado junto às comunidades, visando não só aprimorar o produto entregue, como também reduzir desigualdades sociais e regionais, gerar renda e promover desenvolvimento.
Agência Alagoas