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DOIS MESES PARA A ELEIÇÃO: O INTERESSE DO ELEITOR, A PROPAGANDA NA RUA E OS DEBATES

 

Reprodução

O calendário avança. A partir de hoje, a corrida eleitoral entra em nova fase. Fechado o período para as convenções, os partidos têm até o próximo dia 15 para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. No dia seguinte, 16 de agosto, começa a campanha propriamente dita. Ou seja, faltam dez dias para o eleitor começar a ver as carreatas, caminhadas e comícios nos bairros da cidade. O pedido de voto estará liberado pra valer.

Rádio e TV. Já o famoso guia eleitoral obrigatório no rádio e televisão começa em 30 de agosto e vai até 3 de outubro. São, portanto, 35 dias de exibição das mensagens dos candidatos. Controverso desde sempre, o programa nos meios tradicionais de comunicação nunca foi tão contestado quanto na era digital, com a emergência das redes sociais. Ainda assim, as coligações brigam por mais tempo no guia eleitoral.

Quem é? Nunca é demais lembrar que, até agora, a zoada sobre as eleições está restrita aos políticos e à imprensa. Em pesquisas pelo Brasil, mais da metade do eleitorado diz não ter candidato. Em todas as capitais, consultada sobre os concorrentes, a maioria da população não sabe os nomes dos aspirantes à cadeira de prefeito. Por enquanto, a agitação está nos bastidores e nos escritórios chefiados pelos poetas do marketing.

Por: Cada Minuto