Segundo o órgão, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste alagoano.
O mesmo alerta já havia sido emitido outras vezes no último mês de Outubro.
Condições Sinóticas
Isto se dá devido a atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica que favorece a redução da umidade relativa do ar e inibe a formação de nebulosidade convectiva sobre o estado de Alagoas.
O aviso está válido desde a tarde de sexta-feira e deve se estender pelo menos até a segunda-feira (11).
Riscos associados
As autoridades alertam para os riscos que essa condição pode trazer, especialmente para atividades ao ar livre. É recomendável evitar a exposição intensa ao sol entre 10h e 16h, horário em que a radiação solar é mais intensa. Além disso, há um aumento do risco de queimadas nas regiões mencionadas, o que exige atenção redobrada da população.
A SPDEN continua monitorando a situação e está preparada para emitir novos alertas caso as condições meteorológicas se intensifiquem. Informações atualizadas sobre a previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios estão disponíveis no site da SEMARH, nos links: Previsão do Tempo e Monitoramento Hidrológico.
A população deve estar atenta e seguir as recomendações para garantir a segurança durante esse período de condições adversas.