DESTAQUES

6/recent/ticker-posts



TRAGÉDIA EM GRAMADO: AVIÃO DECOLOU E ENTROU EM NUVEM; VEJA O QUE SE SABE SOBRE ACIDENTE; VÍDEOS

 

Reprodução


A aeronave que caiu no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22), entrou em uma nuvem assim que decolou do aeroporto de Canela, segundo Marcelo Sulzbach, presidente do aeroclube da cidade gaúcha.


Ele diz que o aeródromo é usado por aviões de pequeno porte, mas não é controlado, ou seja, não possui torre de comando.

"O avião decolou normalmente sem nenhuma anormalidade, exceto pela questão meteorológica. Bem na hora que decolou, estava vindo um banco de nevoeiro. Ele tirou o avião do chão e entrou na nuvem", diz Sulzbach, presidente do aeroclube de Canela, que reúne adeptos da aviação da região e que atua no aeroporto.

Segundo ele, pelo regulamento de tráfego aéreo, só é permitido decolar em Canela por condições de voos visuais.

Veja o vídeo no canal do Portal Reinaldo Neres no YouTube:




Inscreva-se no canal do Portal Reinaldo Neres e fique ligado nas informações, transmissões ao vivo e promoções; Ajude nossa comunidade a crescer

"Tem que ter 5.000 metros de visibilidade horizontal e pelo menos mil pés de teto. Extraoficialmente, posso dizer que o aeroporto estava abaixo desses níveis", afirmou.
A aeronave, um turbohélice, matrícula PR-NDN, é da fabricante Piper Aircraft, modelo PA-42-1000, fabricado em 1990, com capacidade para nove pessoas. Está com o registro em dia e não tem permissão para táxi aéreo.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), não há sobreviventes —preliminarmente, a Defesa Civil informou que o avião transportava nove passageiros. Ao menos 15 pessoas foram levadas a hospitais da região, a maioria por inalar fumaça —duas estão em estado grave.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Pedro Henrique Costa, afirmou à Rádio Gaúcha que a aeronave, ao cair, bateu contra um prédio, atingiu uma casa, uma loja de móveis e os destroços teriam caído em uma pousada.