Reprodução 

A TV Gazeta de Alagoas, emissora que pertence ao ex-presidente Fernando Collor, anunciou neste sábado (11) que será a nova afiliada da Rede Bandeirantes no estado, a partir de 1º de novembro. A decisão coloca fim à longa disputa judicial e empresarial com a TV Globo, que se estendeu por meses e chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A nova parceria com a Band foi comunicada oficialmente a funcionários e ao mercado publicitário alagoano, marcando o início de uma nova fase para a emissora alagoana.

Com o acordo, os telejornais locais da Gazeta passarão por reformulação — novos nomes, formatos e identidade visual devem substituir o padrão herdado da antiga afiliada da emissora carioca.

O impasse entre a Globo e a TV Gazeta teve um desfecho em setembro, quando o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, atendeu a um pedido da emissora carioca e proibiu a retransmissão do seu sinal em Alagoas. Na decisão, Barroso destacou que a Globo tinha o direito de não manter vínculo com empresas envolvidas em “empreitada criminosa”.

O rompimento foi motivado pela condenação de Collor a oito anos de prisão por corrupção. Pela Lei de Radiodifusão, pessoas com sentença definitiva não podem controlar veículos de rádio e TV.

A Globo encerrou a parceria com a Gazeta em outubro de 2023, após quase 50 anos de afiliação, alegando problemas financeiros e o envolvimento da emissora em escândalos de corrupção. Desde então, o canal vinha transmitindo o Canal Futura, também pertencente ao Grupo Globo.

Com a saída da Gazeta, a Globo firmou acordo com o Grupo Asa Branca de Comunicação, que passou a ser a nova afiliada da emissora em Alagoas — o grupo já retransmitia o sinal da Globo no interior de Pernambuco.

Por: Cada minuto