CTR do Sertão será inaugurada na próxima sexta-feira
A região do sertão vai ganhar no dia 7 de julho, um importante equipamento de preservação ambiental que é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da empresa Alagoas Ambiental. Com a capacidade de receber 700 toneladas por dia, o empreendimento atenderá os municípios dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. O equipamento tem uma área de 50 hectares com nove celulares e vai receber resíduos de classe 2 A e 2 B. Sua vida útil é de 30 anos e tem licenciamento ambiental aprovado.
A inauguração ocorrerá na próxima sexta-feira, às 14 horas, em Delmiro Gouveia, numa solenidade que contará com a presença de prefeitos, representantes do Ministério Público, órgãos ambientais, empresários e o governador de Alagoas Paulo Dantas, além de secretários de estado.
Para os ambientalistas, o iniciativa da Alagoas Ambiental, traz tranquilidade para as ações de preservação do meio ambiente, principalmente porque naquela região está um Área de Preservação Ambiental ( APA- Monumento do São Francisco) e também protege o bioma da caatinga, que é o maior viveiros de pássaros dos Brasil, além de abrigar insetos e animais essenciais para o equilíbrio do ecossistema.
A CTR vai garantir que o lixo produzido pelos centros urbanos não seja jogado no meio ambiente e principalmente que estes dejetos cheguem ao rio São Francisco, o maior manancial hídrico responsável pelo fornecimento de água para milhões de pessoas.
Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a encerrar os lixões a céu aberto, que eram alimentados pelas prefeituras, que aderiram a esta iniciativa. Com a chegada da CTR do Sertão, os custos com a operação de transporte serão economizados. Para a prefeita de Delmiro Gouveia Ziane Costa a economia será grande e os recursos poupados com o transporte para aterros sanitários mais distantes, serão direcionados para ações sociais e de saúde.
Já para os empresários de turismo, a CTR é um alívio que vai garantir que o meio ambiente sofra com a poluição e assim os atrativos turísticos naturais sofram com a presença de lixo jogado no meio ambiente.
Por: Mozart Luna