Governador Paulo Dantas cumpre agenda oficial de oito dias na China. 📷 Edvan Ferreira / Agência Alagoas
Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A produção de energia renovável está no radar também da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Em vista recente à China, ela assinou dois protocolos de intenções com as empresas China General Nuclear e Power Corporation (energia eólica, solar é gás) e a State Power Investment Corporation (SPIC), que planeja instalar um parque solar com uma potência de 500 megawatts.
Rota da Seda
Por cerca de 15 séculos, o ocidente manteve com o oriente um roteiro comercial movimentado para a troca de mercadorias produzidas em pontos tão distantes do mundo. Se por um lado os países ocidentais vendiam armas, uvas, mel e produtos têxteis, por outro, compravam seda, chá, tinturas, pedras preciosas e porcelana. Era a chamada Rota da Seda (ou rotas, como defendem os historiadores modernos), encerrada em 1453 pelo Império Otomano.
Agora, seis séculos depois, os governadores do Nordeste refazem o caminho, tendo a gigante China como destino. A nova “Rota da Seda” não está em busca de iguarias nem de tigelas produzidas artesanalmente com argila branca, ainda hoje apreciadas em todo o mundo. O foco agora são as novidades tecnológicas produzidas pelas indústrias chinesas, que estão em busca de parcerias para expandir seus negócios.
Agência Alagoas
0 Comentários